O que é?

07/09/2012 13:51

Conforme a Organização Mundial de Saúde/ OMS as zoonoses formam um grupo de mais de 200 doenças que podem ser transmitidas entre humanos e outros animais de forma natural. Por tal motivo esse tipo de enfermidade tem grande importância para a Saúde Pública e para a economia mundial, uma vez que a contaminação durante todo o processo de fabricação dos produtos de origem animal pode interferir em sua comercialização.

Tais doenças podem ser transmitidas através da água (exemplo: leptospirose e esquistossomose), do ar (exemplo: tuberculose e gripe aviária), por alimentos (exemplo: salmonelose e toxoplasmose), por picadas de insetos (exemplo: dengue e calazar), por mordidas ou arranhadura de animais (exemplo: raiva e febre da arranhadura do gato).

Os animais que podem transmiti-las são chamados de vetores (exemplo: mosquito da dengue e mosquito palha), reservatórios e hospedeiros (exemplo: cães e bovinos), animais sinantrópicos (exemplo: ratos e baratas), animais peçonhentos (exemplo: abelhas e escorpiões).

Antes da doença se instalar existe a necessidade da presença dos agentes etiológicos (causadores da doença) que podem ser transmitidos por vetores (organismos que transmitem o agente infectante). Os chamados agentes infectantes (microrganismo capaz de infectar um organismo) podem ser vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes.

Dentre as zoonoses de maior risco estão à raiva, leptospirose, toxoplasmose, hantavirose, febre maculosa, dengue, leishmaniose (calazar) e doença de chagas.

 

Referências Bibliográficas

BONITA, R; BEAGLEHOLE, R.; KJELLSTRÕM. Epidemiologia básica. Tradução e revisão científica: Juraci A. Cesar. São Paulo: Santos, 2010.

VASCONCELLOS, S. A. Zoonoses: conceito. Disponível em:. Acesso em: 10 set. 2012.

 

 

Escrito por:

Melissa Silva Santos (Extensionista e Monitora de Iniciação Científica Aplicada do curso de Zootecnia; Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe).

 

Para mais sobre zoonoses acesse o link abaixo:

Zoonoses Conceito.pdf (140,9 kB)

 

Voltar