Médico Veterinário: um ser social

09/09/2012 13:29

 

"Haverá um dia em que o homem conhecerá o íntimo dos animais. Neste dia, um crime cometido contra um animal será considerado um crime contra a própria humanidade." (Leonardo da Vinci) 

 

 

Se engana quem acredita que o Médico Veterinário não possui responsabilidade social. Além de atuar na clínica médica e cirúrgica, na produção animal, como todos sabem, o Veterinário possui outras responsabilidades perante a sociedade. No âmbito da Saúde pública está habilitado para atuar na vigilância sanitária, ambiental e epidemiológica, bem como na inspeção sanitária, na fiscalização de estabelecimentos prestadores de serviços e de bens de consumo de interesse para a saúde, na fiscalização zoosanitária de imóveis abandonados e/ou com irregularidades, no manejo da fauna sinantrópica (controle de insetos e roedores), no ensino da disciplina Saúde Pública em cursos de Medicina Veterinária e, atualmente, nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NAFS). Como agente de transformações sociais é fundamental na preservação ambiental, no desenvolvimento sustentável e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos humanos e outros animais. São inúmeras as atribuições deste profissional que tanto tem a contribuir para o desenvolvimento da humanidade.

 

Parabéns a todos que fazem deste profissional um dos mais importantes do mundo.

 

Escrito por:

Melissa Silva Santos (Extensionista e Monitora de Iniciação Científica Aplicada do curso de Zootecnia; Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe).

 

Para entender mais sobre o papel do Médio Veterinário na Súde Pública acesse:

IMPORTÂNCIA DO MÉDICO VETERINÁRIO PARA A SAÚDE PÚBLICA.pdf (1,6 MB)

 

Voltar