Exames laboratoriais pro meu bichinho? E agora doutor?

09/09/2012 15:07

Quando falamos em atendimento veterinário damos de cara com um grande problema: “Fechar um diagnóstico!”. Afinal os animais não conseguem nos dizer onde dói, quando começou, o que ele fez, se teve contato com algo... E muitas vezes o seu tutor, por passar o dia trabalhando ou fazendo outras atividades não conseguem saber O que exatamente aconteceu com seu animalzinho. Quando acontece isso o que fazer?

Entre as muitas áreas onde veterinários podem atuar, em uma delas se encontram o complexo grupo dos especialistas em exames complementares, onde estãos aqueles que têm o trabalho mais voltado para a descoberta de doenças nos líquidos corporais; aos problemas das células do corpo. Existem, também, aqueles que ficam no grupo do diagnóstico por imagem, estão estre eles os radiologistas e as pessoas que trabalham com ultrassom. Existem, ainda, aqueles veterinários que trabalham com a descoberta de doenças causadas por microrganismos como: fungos, vírus, príons, bactérias ou parasitas como ácaros e vermes.

Zoonoses como a Leishmaniose Visceral e Tegumentar Canina, raiva, Erlichiose, Leptospirose, Salmonelose, Tuberculose, Toxoplamose, Teníase, Equinococose, Mormo são diagnosticadas através de exames laboratoriais, o que garante uma maior precisão ao trabalho do clínico veterinário. Através do diagnóstico por meio dos exames complementares o veterinário pode prevenir a disseminação de enfermidades para membros da família ou outros animais da mesma ou de outras regiões. Chegando, assim, a possível prevenção de epidemias e até pandemias! Sem falar no diagnóstico das doenças que mais acometem nossos animais que podem ocorrer por predisposições ou por deficiências do organismo, podendo ser doenças renais, hepáticas, neoplasias/ neoformações.  Então se lembre de pedir ao Médico Veterinário responsável pelo seu companheiro animal aquele checkup, para manter seu amigo mais tempo ao seu lado.

 

Escrito por:

Larissa Lourrane Resende de Jesus (Estagiária da Labovet e Monitora da disciplina Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe).

 

Para saber como é realizada a colheita, o armazenamento e a remessa das amostras prara exames laboratóriais acesse o link:

Patologia clínica- colheita, conservação e remessa de amostras.pdf (95 kB)

Voltar