Escolhendo seu cão

09/09/2012 15:57

Há atualmente perto de 400 raças caninas reconhecidas pela Federação Internacional de Cães. Decidir viver com um cão em sua casa não é uma decisão a ser tomada de uma maneira trivial. Um cão vive mais de 10 anos em média. Não é apenas uma questão de escolher o cão certo, mas também de aprender como viver com ele.

 

A RAÇA

Quem nunca entrou em um Pet shop ou andando na rua viu um filhote e deu vontade de levá-lo para casa?
A atração que você sente por uma determinada raça de cão é instintiva. De qualquer forma, antes de ter um cão você deve pensar no peso e tamanho que ele alcançará quando adulto.
A taxa de crescimento é variável: Cães de raças pequenas aumentam até 20 vezes seu peso de nascimento, esta taxa pode alcançar 100 vezes em raças gigantes.Um cão causa sempre algumas mudanças na maneira de viver de seu dono, por isso que é de fundamental importância você se questionar sobre qual raça devo escolher.
• Se você tem uma família com crianças, pode optar em escolher um: Poodle, Labrador ou Boxer

• Se você é do tipo que faz esportes ao ar livre, você se dará bem com: Boxer, Pastor Alemão, Fox Terrier, Colie, Border Collie ou Husky Siberiano.

• Se você quer um cão para viver em um apartamento, amará um:  Yorkshire, Pug ou Chihuahua.

Com tantas opções ainda continua em dúvida? Então opte por um SRD (Sem Raça Definida), eles são tão companheiros quanto um cão com raça definida.

 

SEXO IDEAL, MACHO OU FÊMEA?
Muitas vezes ficamos em dúvida qual o sexo devemos escolher na hora de adquirir um bicho de estimação. Fêmeas normalmente são mais calmas e quietas em relação aos machos, porém entram duas vezes ao ano no período de reprodução, delimitado como cio, esse que pode causar problemas, pois acabam atraindo outros cães . Os machos podem ser mais agressivos e propensos a fugir, mas se forem treinadas adequadamente, podem ser totalmente controlados.


A IDADE IDEAL
Você pode adotar ou comprar um cão adulto em qualquer idade. Já a idade ideal pra se adquirir um filhote é entre 8 a 10 semanas de vida. Os filhotes devem alcançar um certo grau de desenvolvimento antes de ficar com uma família e é de fundamental importância que o cão tenha tido tempo o suficiente com sua mãe e que tenha sido desmamados completamente. 

 

Referência Bibliográfica

Alves, K. et al. Enciclopédia do cão. Paris: Editora Aniwa Publishing, p. 453-491, 2001.

 

 

Escrito por:

Victor Fernando Santana Lima (Extensionista e Monitor de Parasitologia Veterinária e Doenças Parasitárias dos Animais Domésticos do curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe).

 

Voltar