Bem-estar animal: conceito e princípios.

13/09/2012 18:31

 

Bem-estar animal (BEA) é uma ciência que visa minimizar o sofrimento físico, psicológico e emocional dos animais, assegurando, assim, que os mesmos consigam satisfazer suas necessidades básicas sem que haja maiores intervenções dos seres humanos em seu comportamento natural.

Os efeitos nocivos sobre o bem-estar dos animais incluem: maus tratos, doenças, abandono, problemas comportamentais, alta capacidade de acomodação (muitos animais em um só local), modificações genotípicas (com a criação de raças "melhoradas") e fenotípicas (realização de operações mutilantes que mudam a aparência física dos animais), cuidados excessivos e/ou mal orientados, uso de animais em trabalhos exaustivos e negligência. 

Criação de galinhas poedeiras                                                                                                                   

 

 

 

 

Raça Belgian Blue             

Conchectomia (retirada de parte da orelha de cães)                                                                                                                            

Cuidado excessivo e mal orientado

Trabalho exaustivo

             

A BEA segue princípios que levam em consideração a análise do comportamento animal, as necessidades fisiológicas e as características próprias do animal. Tal fato levou ao desenvolvimento das “Cinco liberdades”, isto é, um conjunto de princípios essenciais para saber se o animal está sendo tratado conforme as exigências do bem-estar animal. São eles:

1     Liberdade Nutricional: Os animais devem ter água e alimento de qualidade disponível.

2     Liberdade Sanitária: O animal deve ser isento de problemas que comprometam sua saúde.

3     Liberdade Ambiental: As instalações devem possuir espaço suficiente para que o animal consiga se locomover adequadamente.

4     Liberdade Comportamental: O animal deve receber subsídios para desempenhar em confinamento os mesmos comportamentos realizados em seu ambiente natural.

5     Liberdade Psicológica: O animal deve ser livre de medo e desinteresse.

A aquisição de cães e gatos se intensifica por vontades geradas após assistir filmes e propagandas, bem como a tentativa de adequar o comportamento animal às necessidades humanas (carinho, afeto, atenção e outras), o que compromete o bem-estar e a expressão natural desses animais. A incapacidade de lidar com o comportamento animal acaba levando ao abandono, a negligência e/ou a maus-tratos.

Quando se fala sobre o bem-estar de animais de rua pode-se perceber que ele está envolvido com questões relacionadas à alimentação, procura de água e abrigo, a lesões decorrentes de acidentes e de brigas com outros animais, além do convívio com seres humanos. A proximidade da população humana e de outros animais, além de intervenções e posturas inadequadas no meio ambiente (como o ato de jogar lixo nas ruas) causam problemas à saúde pública, tais como: o aumento da incidência de zoonoses como a toxocaríase, raiva, toxoplasmose, leishmaniose visceral (calazar), larva migrans cutãnea (bicho geográfico) e leptospirose; bem como o deslocamento de animais sinantrópicos (roedores, insetos) para os centros urbanos.

 

Referências Bibliográficas

MOLENTO, C. F. M. Bem-estar animal: qual é a novidade? Acta Scientiae Veterinarie. Paraná, v. 35, p. 224-226, 2007.

 

_________. Repensando as cinco liberdades. Disponível em:. Acesso em: 20 nov. 2011.

PAULA, P. M. C. de. Estratégias adicionais no controle populacional de cães de rua. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2010.

 

 

Escrito por:

Melissa Silva Santos (Extensionista e Monitora de Iniciação Científica Aplicada do curso de Zootecnia; Estudante de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Sergipe).

 

Para saber mais sobre o Bem-Esatar Animal clique no link abaixo:

Bem-estar animal a ciência de respeito aos animais.pdf (3,5 MB)

Voltar